Dicas e Conteúdos
Por que os bebês têm essa fase de querer ESCALAR tudo?
VEM CONFERIR O CONTEÚDO NO NOSSO INSTAGRAM 😉🧗♂ Seu bebê está na fase de querer ESCALAR tudo? Sofá, cama, cadeira, estante… nada escapa? Calma, isso faz parte do desenvolvimento natural e traz MUITOS aprendizados!
Escalar não é só brincadeira — é assim que eles:
✔ Fortalecem o corpo.
✔ Treinam equilíbrio e coordenação.
✔ Desenvolvem o senso de AUTONOMIA.
✔ E, o mais importante: começam a entender o que é risco controlado!
É nessa fase que o bebê descobre o que pode ou não pode fazer, o que é seguro e o que pode ser perigoso… tudo de forma prática, no dia a dia. ✨
Claro, o papel do adulto é oferecer um ambiente seguro, permitir a exploração e supervisionar. Mas impedir totalmente? Não precisa — e nem deve. 😉
Você sabe o que é Epigenética?
VEM CONFERIR O CONTEÚDO NO NOSSO INSTAGRAM 😉Consiste nas modificações das funções genéticas que são herdadas, mas que por sua vez não alteram a sequência do DNA do indivíduo.
Um dos mais citados experimentos de Epigenética foi feito por Michael Meaney, no estudo de ratos recém-nascidos e suas mães.
Meaney descobriu que o tempo que a mãe dedica a lamber os filhotes e a cuidar deles nas 12 horas que se seguem ao nascimento afeta de maneira permanente as substâncias químicas que reagem ao estresse e modifica a configuração de mais de mil genes.
Ratinhos cujas mães lambiam mais intensamente:
- São mais corajosos
- Produzem menos hormônio do estresse em situações estressantes
- Recuperam-se mais depressa e conservam essa capacidade por toda a vida
- Adquirem conexões mais densas no hipocampo (centro vital do aprendizado e memória)
- Se saem melhor em testes de como achar o caminho num labirinto
Grandes mudanças em nosso organismo podem ser causadas não só por substâncias químicas e toxinas como também pela maneira como o mundo social conversa com o mundo impresso nos circuitos cerebrais.
Dicas para desenvolvimento Psicomotor (1 a 2 Anos)
VEM CONFERIR O CONTEÚDO NO NOSSO INSTAGRAM 😉As crianças de 1 ano costumam observar o adulto na brincadeira, antes de se disporem a brincar também.
E tentarão realizar a brincadeira em outra circunstância ou lugar.
Toda vez que colocar um objeto diferente, deve-se deixar que a criança o manipule antes do adulto propor uma forma determinada para explorá-lo.
Ela deve ter a oportunidade de sentir o objeto, prová-lo, para depois experimentar novas formas de utilização.
Esteja atento às inseguranças ao se lançar nas brincadeiras, conduza a provar a experiência aos poucos.
Dê o apoio necessário e ajude-as a perceberem seu potencial autônomo.
A figura do adulto é a fonte de segurança, mas a criança deve ser estimulada a conhecer seus próprios limites por conta própria.
A criança, quando colocada em contato com objeto conhecido, tenta reproduzir as formas de exploração já vivenciadas.
Estimule a construir novas formas de exploração.
Quando estão em atividade, costumam repetir várias vezes um gesto ou movimento aprendido.
Isto se dá pela necessidade que ela têm de comprovar que ao agir daquela forma, a resposta será sempre a mesma.
Por que brinquedos de Madeira?
VEM CONFERIR O CONTEÚDO NO NOSSO INSTAGRAM 😉Os brinquedos de madeira proporcionam uma conexão com a natureza, incentivando as crianças a apreciar e respeitar o meio ambiente desde cedo. A madeira é um material natural e sustentável, e ao escolher brinquedos feitos de madeira, estamos transmitindo valores de preservação ambiental.
Benefícios dos brinquedos de madeira para as crianças:
- Criatividade em ação.
- Coordenação motora fina.
- Brinquedos de madeira são para vida toda.
- A favor do meio ambiente.
Criatividade em ação.
Diferente dos outros tipos de brinquedos, os de madeira não apresentam sons, interação eletrônica ou vem com uma história pronta. Os brinquedos de madeira permitem com que a criança crie sua própria história, use a imaginação e criatividade para dar vida ao seu brinquedo.
Coordenação motora fina.
Os brinquedos de madeira estimulam a coordenação motora fina das crianças de uma forma bem eficiente, isso porque apresentam uma textura e peso diferentes e, geralmente, precisam de um manuseio mais preciso, fazendo com que os pequenos tenham mais controles dos seus movimentos.
Brinquedos de madeira são para vida toda.
Outro ponto muito interessante dos brinquedos de madeira é o fato de serem duradouros. Diferente dos brinquedos de plástico que acabam se tornando descartáveis com o passar do tempo, os de madeira são resistentes, fortes e por isso sua durabilidade é longa – podendo até passar de geração para geração.
A favor do meio ambiente.
Isso mesmo, além de todas essas vantagens, os brinquedos de madeira ainda são a favor do meio ambiente. São naturais, biodegradáveis e renováveis. Isso faz com que eles sejam 100% ecológicos. Essa é uma maneira também de – desde cedo – os pais ensinarem os filhos a importância de cuidar da natureza e quais os benefícios que isso pode trazer para nossas vidas.
Quem foi Janusz Korczak?
VEM CONFERIR O CONTEÚDO NO NOSSO INSTAGRAM 😉Você diz que é cansativo conviver com as crianças dessa geração.
Isso poque é necessário colocar-se à altura delas, abaixar-se, agachar-se, descer, ficar pequeno.
O mais cansativo não é isso.
É, principalmente, o fato de ser necessário se elevar à altura dos sentimentos delas.
Se esticar, se alongar, ficar na ponta dos pés para não os ferir.
janusz korczak (pseudônimo)
Janusz Korczak (pseudônimo) foi um escritor polonês-judeu, pediatra e defensor dos direitos da criança.
Nas décadas de 20/30, tornou-se uma figura importante por seus escritos e transmissões sobre educação e desenvolvimento infantil.
Suas transmissões cessaram devido ao crescente ant1ss3mitismo na Polônia.
Escreveu em maio de 1942: “A cidade está lançando crianças no meu caminho, como pequenas conchas do mar - e eu simplesmente sou bom para elas. Não pergunto de onde vêm, nem por quanto tempo ou para onde estão indo - para o bem ou para o mal.”
Em agosto de 1942, durante a “Grande Deportação” do Gueto de Varsóvia, os n4z1stas voltaram sua atenção para os orfanatos, esvaziando-os um a um.
Korczak era defensor da emancipação da criança, da sua autodeterminação e do respeito pelos seus direitos.
Os princípios da democracia, eram implementados no cotidiano nos seus orfanatos sob a forma de autogestão dos educandos.
«Uma criança compreende e raciocina como um adulto, só que não possui a sua bagagem de experiência»
Esforçou-se para que as crianças aperfeiçoassem as suas primeiras convicções e ideias principiantes, se sujeitassem ao processo de socialização e, assim, se preparassem para a vida adulta.
Esforçou-se por assegurar às crianças uma infância despreocupada, o que não quer dizer isenta de obrigações.
Considerava que as crianças deveriam compreender e experimentar emocionalmente determinadas situações, tirar conclusões por elas próprias e eventualmente prevenir prováveis consequências.
Os elementos mais importantes da conceção de Korczak sobre a educação são os seguintes:
- a rejeição da v1olência – física e verbal, resultante da vantagem de ser mais velho ou do desempenho de uma função superior;
- a ideia de uma interação educativa entre adultos e crianças, que alargava a definição da pedagogia clássica;
- a convicção de que a criança é um ser humano do mesmo modo que um adulto;
- o princípio de que o processo educativo deveria levar em consideração a individualidade de cada criança;
- a crença de que a criança, melhor do que ninguém, sabe das suas necessidades, aspirações e emoções e, logo, deveria ter direito a emitir a sua opinião e a ser ouvida pelos adultos;
- o reconhecimento de que a criança tem direito ao respeito, à ignorância e ao fracasso, à privacidade, bem como às suas próprias opiniões e propriedade;
- o reconhecimento de que o processo de desenvolvimento de uma criança é um trabalho difícil.
Passou os últimos anos da sua vida no gueto de Varsóvia. Recusou documentos falsos.
No gueto retomou a escrita regular do seu diário iniciado em 1939.
A última anotação tem a data de 4 de agosto de 1942.
Na manhã de 5 ou 6 de agosto de 1942, o terreno do chamado Pequeno Gueto foi cercado pelas tr0pas da SS e por p0lícias das forças ucranianas e letãs.
Durante a chamada Grande Ação, ou seja, a principal etapa de 3xterm1nação da população do gueto de Varsóvia por parte dos Alemães, Korczak recusou, pela segunda vez, a proposta para se salvar por não querer abandonar as crianças e os funcionários de Dom Sierot.
No dia da deportação do gueto, Korczak acompanhou o cortejo dos seus educandos rumo ao Umschlagplatz, de onde partiam os comboios para os campos de 3xtermínio.
Nesta marcha seguiam cerca de 200 crianças e algumas dezenas de educadores.